Skip links

E-commerce se mantém na preferência nas compras de Natal em 2022

Não é novidade que as compras on-line caíram no gosto popular, movimento acelerado pela pandemia de COVID19 e pelos altos investimentos em distribuição dos grandes marketplaces. A pesquisa de intenção de compras para o Natal realizada pelo Geesul, com apoio do Departamento de Pesquisa do Grupo UNIS, NEMPA e ACIPA, mostrou que, assim como em 2021, em 2022 mais da metade dos entrevistados dão grande preferência para as compras nas lojas on-line. Compras no comércio de centro das cidades ficaram com 28,3% da preferência, enquanto Shopping Center 15,2%.

Para esta data apenas 15,2% dos entrevistados apontaram que não irão presentear. Já que vai comprar, em média compra de 3 a 5 presentes, com valores diversos.

Roupas, brinquedos e calçados, são os presentes que serão mais procurados, a forma de pagamento prioritária será o cartão de crédito (56,8%), enquanto o cartão de débito fica em segundo lugar (22,1%) e dinheiro em terceiro, empatado com PIX (9,5%). Vale ressaltar que os consumidores que preferem as compras on-line se utilizam mais do cartão de crédito, enquanto nas compras presenciais, outras formas de pagamento passam a ser relevantes.

Para entender o comportamento do consumidor a pesquisa identificou que o cliente está exigente, fatores como descontos, prazo de entrega, preço e qualidade são esperados nas compras. Ainda sobre a influência das estratégias das empresas para conquistar clientes, descontos (53,4%) e fretes grátis (31,6%) são os mais valorizados, pague 1, leve 2 atingiu 10,6% de preferência, já o sorteio de prêmios ficou com apenas 4,3%.

Outro ponto muito explorado na data são as decorações das lojas e da cidade, como atrativo para o turista. Perguntado se a decoração do local influencia na compra, 29,5% dos entrevistados apontaram que sim, enquanto 33,7% disseram que talvez e 36,8% disseram que não há influência.

A pesquisa ainda aponta que mulheres buscam mais descontos, se dividem entre compras on-line e em lojas do centro da cidade, e buscam a compra de brinquedos e calçados. Já os homens preferem as compras on-line, buscando comodidade e prazo ágil das entregas, e focam em brinquedos e artigos esportivos.

Sobre as faixas de idade, os entrevistados até 30 anos, preferem compras on-line, pretendem usar mais o PIX, buscam brinquedos e almoços e jantares, além de serem exigentes na hora de comprar. O público acima de 30 anos, usam menos o PIX, e apesar de serem exigentes nas compras, são mais flexíveis quanto ao local para comprar os presentes, e tem maior foco na compra de roupas e brinquedos.

Ao comparar com a pesquisa de 2021 foi possível observar que os resultados são semelhantes, mostrando algumas tendências de consumo.

Para o coordenador da pesquisa, Guilherme Vivaldi, as tendências vêm se confirmando com o passar dos anos, e cabe ao empreendedor se adaptar ao comportamento do consumidor. O quadro econômico atual é complexo, com inflação e taxas de juros ainda altas, além de uma transição política que traz incertezas, assim o consumidor tende a ser mais racional neste momento. Isso pode ser observado através da alta procura pelas compras on-line e a busca por descontos nas compras. Os sorteios de prêmios comuns nesta época não se mostraram eficazes para aumentar a possibilidade de vendas, na visão dos entrevistados. Nesta reta final o empreendedor pode ainda buscar alternativas para atrair maiores vendas.

A pesquisa foi realizada com consumidores de 21 cidades do Sul de Minas entre os dias 06 e 19 de dezembro.
Confira os dados completos no painel a seguir:

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.
Ver
Clique & Arraste