Skip links

Confiança do empresário no cenário futuro é menor que no cenário atual pela primeira vez desde 2018

O Geesul em parceria com o Departamento de Pesquisa do Grupo UNIS, realizou a pesquisa do Índice de Confiança do Empresário para o 4° trimestre de 2022, aplicada na reunião do Conselho Empresarial do Sul de Minas – CESUL.

Segundo a pesquisa, que considera 6 fatores (contratações, economia, inadimplência, investimentos, segmento e vendas), o indicador atingiu 106,33 pontos, mostrando que o otimismo do empresário permanece, porém com queda de 3,92 pontos em relação ao trimestre anterior.

No cenário atual, o índice chegou a 109,67 pontos, mesmo quadro do trimestre anterior, enquanto no cenário futuro, no 4° trimestre foram 103 pontos, contra 110,83 no trimestre anterior. Esta é a primeira vez desde do segundo trimestre de 2018, quando a pesquisa iniciou, que a confiança futura do empresário está abaixo do cenário atual. 

Os elementos que contribuíram para este resultado foram as perspectivas quanto à inadimplência e quanto ao quadro econômico nacional. Este é um movimento esperado em momentos de transições políticas, que trazem consigo mudanças na composição das equipes econômicas  e das políticas adotadas. Pesa ainda na percepção as instabilidades globais, tanto políticas como econômicas.

Cabe ao empresário estar atento aos próximos meses e ter cautela em seu planejamento, até a transição política ocorrer e as incertezas reduzirem.

Os resultados completos da pesquisa podem ser acessados no painel interativo: https://bit.ly/icevarginha na aba 4° trimestre 2022. Use as setas no canto inferior esquerdo para navegar entre as páginas do relatório abaixo.

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.
Ver
Clique & Arraste