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Analisando a concorrência: quantidade x tamanho.

Entender seu concorrente é fundamental para se manter competitivo, ou até mesmo para aqueles que desejam iniciar sua jornada empreendedora. Mas como fazer isso? Abaixo vamos deixar algumas dicas:

  • Entenda quem é quem. Concorrentes diretos são aqueles que vendem o mesmo produto ou serviço que o seu. Concorrentes indiretos vendem produtos semelhantes ou substitutos, que podem entrar na briga pelo orçamento do seu cliente.
  • Quantidade 🌍: quantos concorrentes você tem na sua cidade? Na sua região? No Brasil?
  • Tamanho 📊: Ok, você já sabe quantos concorrentes tem, mas sabe o tamanho deles? São Microempresas? Pequeno Porte? Grande Porte?

Pense que às vezes o olhar apenas quantitativo de concorrência pode esconder informações importantes. Em alguns casos, quando se descobre poucos concorrentes, acredita-se que o mercado será fácil, não estará saturado, porém este mercado pode ser de poucas, mas grandes empresas. Elas podem ter alto poder produtivo, grande capacidade de barganha e força de marca.

Uma análise profunda dos três itens citados acima irá proporcionar a você maior segurança para sua estratégia empresarial. 🚀

Quer uma mãozinha nesta análise?

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