Skip links

Propriedade intelectual, inovação e crescimento econômico: uma análise estatística nas microrregiões do Sul de Minas Gerais

Os fundadores do Geesul, Guilherme Vivaldi e Pedro Portugal, em parceria com a professora Gladis Camarini, publicaram um artigo científico na Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional que fala sobre como a inovação pode estimular o crescimento econômico.

O estudo estatístico foi realizado nas 11 microrregiões do Sul de Minas Gerais, e mostrou a correlação entre os depósitos de propriedade intelectual — aqui entendida como a formalização dos processos de inovação —, com o crescimento econômico, que é influenciado pela criação de novos produtos e processos. Na análise das microrregiões sul mineiras, observou-se que aquelas que apresentaram maior PIB também tiveram maior número de itens de propriedade intelectual. Ao mesmo tempo, as que apresentaram menor propriedade intelectual também apresentaram menor PIB, hipótese confirmada pelo modelo de regressão linear proposto. Entende-se, assim, que o esforço criativo e inovador é capaz de gerar crescimento econômico.

O artigo completo pode ser acessado no link https://geesul.com.br/artigos-cientificos/

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.
Ver
Clique & Arraste