Skip links

Nota do GEESUL sobre o momento econômico

O Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas Gerais – GEESUL realizou um amplo debate sobre a crise econômica oriunda da pandemia do Coronavírus, e destacou alguns pontos a serem considerados pelos governos, empresários e famílias.

Em se tratando de consumo, haverá uma modificação na forma de consumir das famílias, tanto em aspectos econômicos quanto mercadológicos. Economicamente as famílias terão o poder de compra reduzido e seu planejamento financeiro seguirá no sentido da compra de produtos mais básicos para sobrevivência, aumento da poupança por precaução e terão preferência no pagamento à vista, devido à incerteza futura. No aspecto  mercadológico, as compras via aplicativos móveis, sites e redes sociais, antes tida como opções para o
consumidor, aumentarão seu volume e criarão novas experiências e novos comportamentos de consumo no longo prazo.

Quanto às empresas, os destaques vão para três principais pontos: I – a capacidade da gestão financeira, principalmente do capital de giro, do fluxo de caixa e da precificação; II – a revisão do modelo de negócios monocanal, num forçado movimento para migrar as vendas para internet; e III – a capacidade de adaptação e inovação. A competência necessária para este momento e para os próximos anos será a de trabalhar com incertezas. Estrategicamente as empresas devem focar naquilo que tem controle, vendo que o cenário externo está
totalmente imprevisível. Importante destacar a capacidade de negociação com fornecedores e o uso do marketing digital para tornar o produto disponível e conhecido perante os clientes.

No plano governamental as decisões também serão complexas, com um alto custo de oportunidade diante das incertezas e necessidade de tomar decisões sob pressão e muita responsabilidade. Para o GEESUL é evidente que haverá discrepâncias na condução destes momentos e na recuperação econômica. Cidades apresentam estruturas econômicas e administrativas diferentes, e aquelas que detêm pouca diversidade da atividade econômica e
estruturas mais precárias, terão mais dificuldades na retomada. O papel dos governos nesse momento e na recuperação pós crise será fundamental.

No plano macroeconômico as incertezas são em níveis globais, a economia atual se baseia nas cadeias de valor, com a ligação comercial e produtiva entre diversos países do mundo, assim não só as decisões nacionais traçarão o rumo da retomada econômica, mas se fará necessário uma importante integração entre os países no apoio mútuo para a recuperação dos negócios.

Neste momento torna-se necessário um trabalho de coordenação, que exigirá poder de liderança por parte de governantes e representantes de instituições. Torna-se necessária a formação em cidades, estados e no país de Comitês Gestores Multidisciplinares compostos por especialistas com capacidade analítica e de liderar suas equipes para o enfrentamento dos problemas. As questões sanitárias, econômicas e sociais devem ser debatidas constantemente, tendo em mente que a única certeza será a imprevisibilidade.

O mundo será outro em todos os aspectos e mais do que nunca deverá haver união. O GEESUL se coloca à disposição de entidades, comitês e municípios para o auxílio nos estudos econômicos necessários neste momento e no planejamento futuro.

 

Leave a comment

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.
Ver
Clique & Arraste