Skip links

IGED do Geesul é aprovado em revista científica

Em 2021,  Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas Gerais (GEESUL) e o Departamento de Pesquisa do Unis, desenvolveram um novo indicador denominado IGED – Índice de Gasto Eficiente para o Desenvolvimento. O objetivo do IGED é relacionar o esforço orçamentário municipal (gasto público) com os resultados obtidos em áreas como saúde, economia, assistência social e educação. O índice varia entre 0 (zero) e 1 (um). Quanto mais próximo de 1 mais eficiente é o município no seu esforço orçamentário, quanto mais próximo de 0 menos eficiente é o município.

O artigo desenvolvido mostra a aplicação do indicador nos 155 municípios da região Sul de Minas e correlaciona os resultados com dados econômicos e demográficos dessas localidades. O trabalho acaba de ser publicado pela Revista Economia & Região da Universidade Estadual de Londrina.

Os resultados do estudo permitiram verificar que o indicador contribui para a análise da realidade e da eficiência do gasto público para os resultados nas áreas de saúde, educação, economia e assistência social. Soma-se a isto o fato que o IGED não tem relação significativa com o tamanho populacional do município e nem com sua capacidade produtiva, mensurada pelo PIB e PIB per capita. Isto permite que sua aplicação seja feita de forma abrangente sem que estes fatos possam interferir no indicador final, contribuindo para que os municípios possam analisar as áreas que mais necessitam de investimentos e melhorias.

O trabalho pode ser acessado clicando aqui.

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.
Ver
Clique & Arraste