O Geesul (Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas) e o Projeto Levante Sul de Minas, com apoio do Departamento de Pesquisa do Grupo UNIS, realizou entre os dias 26/09 e 07/10/2022, a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Crianças, em 17 cidades do Sul de Minas.
Os resultados apontaram que 77% dos pesquisados vão presentear nesta data, sendo que 29% irá comprar um presente e 21% dois presentes. O valor do presente ficará entre R$50,00 e R$100,00 (43,3%), R$21 a R$50,00 (22,4%) e R$100,00 e R$200,00 (22,4%), principalmente.
A forma de pagamento preferida segue a tendência já apontada em outras pesquisas, o cartão de crédito em primeiro lugar (53,7%), seguido pelo cartão de débito (25,4%).
Os produtos mais procurados serão: brinquedos, roupas e calçados, e o consumidor se mantém exigente na hora da compra, procurando preço, qualidade e descontos.
O local mais procurado pelas compras será o e-commerce (47,5%), seguido pelas lojas do centro das cidades (39%) e pelo Shopping Center (6,8%). Para o coordenador da pesquisa, prof. Guilherme Vivaldi, ao comparar com a última pesquisa, do dia dos Pais, o local de compras mostra que muda de acordo com o tipo de presente e data sazonal, devendo ser considerado na hora do empreendedor montar sua estratégia.
O destaque nesta pesquisa vai para pergunta sobre se a criança poderia ou não escolher seu presente. Segundo 53,7% dos respondentes a criança não escolherá, já 32,8% disseram que talvez deixariam a escolha por parte da criança, apenas 13,4% apontam possibilidade de escolha. Este é outro fator de análise importante para o empreendedor, mostrando que não há influência direta da criança sobre o presente, devendo suas promoções atrair o adulto que irá presentear.
Para o GEESUL as pesquisas têm papel importante para guiar os empresários da nossa região, por isso temos a preocupação de realizar pesquisas locais e não ficarmos dependentes apenas das pesquisas de capitais.
Os resultados completos da pesquisa podem ser acessados a seguir: