O Geesul – Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas analisou os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para o 5° ano das escolas municipais das cidades do Sul de Minas. Estes indicadores são calculados a cada dois anos e tiveram seus resultados liberados no final de 2024 pelo INEP.
Dos 155 municípios do Sul de Minas, Dom Viçoso apresentou a maior nota do IDEB, 7,5 pontos, seguido por São Pedro da União, São José da Barra e Inconfidentes, com nota 7,4. Vale lembrar que estas são pequenas cidades, com poucas ou apenas uma escola que participou da Prova Brasil. Confira as 10 maiores notas:
Já o pior resultado no Sul de Minas foi em Carmo de Minas, nota 4,7, seguido por São Bento Abade (5,4) e Arantina (5,4). Confira os 10 piores resultados em 2023:
Olhando para as principais economias da região (Extrema, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Varginha), comparamos com o resultado de Dom Viçoso, que obteve as maiores notas, tanto para IDEB quanto para SAEB.
As notas do SAEB são oriundas da Prova Brasil, e a nota dos alunos podem ir de 0 a 500. O INEP classifica as notas em 10 níveis de proficiência (0 a 10). Extrema, Poços de Caldas e Varginha tiveram a maioria de suas escolas com níveis de proficiência em português e matemática, entre 4 e 5. Pouso Alegre apresentou duas escolas com nível 6 de proficiência. Vale o destaque ainda que, em geral, as notas de matemática são melhores que de português em todas as escolas.
Pouso Alegre se destaca com melhores resultados tanto no IDEB quanto em Português e Matemática, mas fica abaixo de Dom Viçoso. Extrema e Poços de Caldas tem resultados semelhantes no SAEB, já Varginha apresentou resultados mais distantes das demais cidades.
Em Varginha, a Escola Matheus Tavares atingiu a melhor nota em matemática na cidade (253,28). Em Pouso Alegre, a Escola São Benedito alcançou 278,82 em matemática. Em Poços de Caldas, o melhor resultado veio da escola Prof. Júlio Bonazzi, com 252,24 pontos em matemática. E em Extrema, a Escola Profa. Noemia de Medis Pereira atingiu 253,12 pontos em matemática, como melhor resultado.
Destacamos, por fim, três pontos de análise:
- A relação tamanho do município (quantidade de escolas) x resultados: Os dados do INEP mostram que nem sempre uma cidade menor, que em teoria teria mais atenção aos seus alunos, tem resultados melhores. Observe que Dom Viçoso, que tem o melhor IDEB, possui pouco mais de 3 mil habitantes, enquanto São Bento Abade, o segundo pior resultado, apresenta uma população menor que 5 mil habitantes. O mesmo vale para Extrema, que conseguiu resultados superiores a Varginha.
 - Investimentos em Educação: O maior PIB e VAF do Sul de Minas, Extrema, não tem o melhor resultado na educação. Já Pouso Alegre, a segunda maior economia da região, conseguiu resultados superiores a Extrema. O mesmo pode ser dito de Dom Viçoso, que teve resultados melhores que as quatro maiores economias do Sul de Minas.
 - Proficiência: É para se refletir: em uma prova cuja nota máxima é 500, a grande maioria não atinge nem 50%. Por mais que aqui tenhamos demonstrado as cidades com melhores resultados, não há muito a se comemorar. É necessário elevar significativamente os resultados dos alunos.
 
Os resultados em educação nem sempre estão ligados ao quanto se investe; o planejamento pedagógico e social e a forma de investir, podem trazer melhores resultados.
Guilherme Vivaldi – fundador do Geesul
 
 