Skip links

Índice de Saturação de Mercado

Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas Gerais

Índice de Saturação do Mercado

 

O Índice de Saturação de Mercado é um índice que mensura os níveis de concorrência de empresas de cada segmento dentro de uma cidade e de uma região, diante do potencial de consumo.

Como ferramenta o ISM possibilita:
– Mensurar o nível de concorrência em cidades e regiões.
– Analisar oportunidades de investimentos em locais menos saturados.
– Guiar campanhas publicitárias.
– Nortear políticas públicas para incentivo de atividades produtivas e encadeamentos produtivos locais e regionais.

O índice vai de 0 a 1, onde 0 mostra que o mercado não está saturado, e 1 que ele está muito saturado.

 

A saturação pode ser medida:

– ISM: Índice de Saturação da Atividade na Cidade.

– ISM B2B: Índice de Saturação da Atividade B2B na Cidade.

– ISM Reg: Índice de Saturação Regional, que considera todas empresas e potenciais consumidores de uma microrregião.

– ISM Set: Índice de Saturação por Setor, abrangendo empresas de diversas atividades dentro de um único setor.

 

E o E-commerce, ele é considerado?

Sim, o e-commerce o crescimento do e-commerce ano a ano, influencia diretamente no cálculo do ISM, desta maneira, quanto mais o e-commerce cresce, mais a atividade ficará saturada.

 
🍪 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.
Ver
Clique & Arraste