O membro do Geesul, Pedro Portugal, juntamente com os professores Rodrigo Franklin Frogeri, Alessandro Ferreira Alves, Eduardo Gomes Carvalho e Fabrício Pelloso Piurcosky, publicaram o artigo chamado A dinâmica da base de exportação e crescimento econômico: análise no município de Varginha-MG.

O desempenho das exportações e da pauta exportadora consistem em componentes importantes do crescimento econômico tanto a nível de países como em espaços territoriais. Destarte, o objetivo deste estudo é analisar a influência do comportamento das exportações no crescimento econômico do município de Varginha – MG. Metodologicamente o estudo se caracterizou como de abordagem quantitativa, realizado por meio de técnicas de estatística descritiva, correlação bivariada, regressão múltipla e teoria da decisão estatística. Os resultados evidenciaram uma relação baixa e não significativa das taxas de crescimento das exportações e do Produto Interno Bruto no município. A pauta de exportação se mostrou estática e dependente de uma commodity agrícola o que explica essa baixa relação. O crescimento do setor agropecuário também demonstrou baixa relação e não significativa com o crescimento econômico e com a variação dos demais setores. Salienta-se a necessidade de dinamizar a base exportadora e integrá-la para um melhor crescimento local.

A pesquisa corrobora com o estudo do membro do Geesul, Guilherme Vivaldi, sobre a dinâmica do Café no Sul de Minas, e mostra a importância da discussão das questões econômicas do Sul de Minas na busca de um crescimento e desenvolvimento mais sustentável.

Leia o artigo completo:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *